Últimas notícias

Surf Colegial A Tribuna

22º A Tribuna de Surf Colegial tem o patrocínio da Unaerp

10/11/2017


Com seu campus instalado em Guarujá e forte ligação com o surf, a Unaerp é a patrocinada do 22º A Tribuna de Surf Colegial, no próximo dia 19, na Praia do Tombo. A instituição mantém o projeto social Oficina do Surf na Piscina, há mais de dez anos, e a reitora Priscilla Bonini Ribeiro destaca a importância de incentivar o esporte entre os estudantes.

“É excelente a ideia de motivar os estudantes à prática esportiva, e o surf tem tudo a ver com nossa região. Belas praias, algumas com condições ideais o ano inteiro, o que propicia às crianças e jovens a começarem a surfar desde cedo. E é importante que aliem o horário de estudo ao esporte, pois um complementa o outro no desenvolvimento do indivíduo saudável”, comenta.

A professora ressalta a ligação da Unaerp com o evento colegial, que prepara os estudantes para o futuro acadêmico. “O campeonato é tradicional, inclusive já apoiamos em outras edições. É uma janela para descoberta de novos talentos e preparação para outras competições universitárias, por exemplo, que permitem a continuidade da prática esportiva”, diz.

Além de já ter patrocinado o evento em outras edições, a Unaerp possui alunos e ex-alunos surfistas. Entre os exemplos estão Claudia Gonçalves, que atualmente apresenta programas de surf na tv, valorizando novos talentos femininos; Kaipo de Jesus, filho do ícone Jojó de Olivença, e Renata Panzemboeck, atual rainha dos Jogos Universitários, e que representa a Universidade em competições. A instituição também é apoiadora do Projeto Praia Acessível e há mais de dez anos realiza a Oficina de Surf na Piscina.

“Desde que instalamos o curso de Educação Física no Campus da Unaerp Guarujá, a exemplo de outras graduações da Universidade, oferecemos em nossa grade curricular conteúdos voltados à realidade profissional da região. Na área de Esportes Aquáticos, o surf também tem seu espaço. Inclusive, atletas profissionais que mantinham escolinhas de surf na cidade aproveitaram a vinda da instituição, no início dos anos 2000, para se formarem em Educação Física, e ampliarem os conhecimentos científico/acadêmicos, aliando com a prática do esporte”, ressalta a reitora.

Ela também cita que a Universidade, sempre que possível, busca apoiar iniciativas esportivas na cidade, como eventos e clínicas esportivas. “E com o surf não é diferente. Já apoiamos ações realizadas pela associação de surf da Cidade, e apoiamos o Projeto Ondas, do Jojó de Olivença, um dos grandes nomes do surf no Brasil e que desenvolve um belo trabalho em prol da cidadania e da atividade esportiva”, afirma.

“Mantemos, desde 2006, um lindo projeto social, a Oficina de Surf na Piscina, que introduz a garotada às noções básicas da modalidade, com aulas gratuitas na piscina da universidade. Já são mais de 10 anos, e o Eduardo mesmo depois de formado continua como voluntário, permitindo que mais crianças conheçam e vivenciem o esporte, e conscientizando-os sobre o meio ambiente e o respeito ao mar”, complementa.

Instalada em Guarujá há 18 anos, a Unaerp oferece 16 cursos de graduação nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde, nas modalidades presencial e de EAD – Ensino à distância. “Inclusive para 2018, o Campus Guarujá terá cinco novos cursos de Tecnologia, permitindo a formação superior em menor tempo e em áreas específicas, com alta empregabilidade. São os cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Negócios Imobiliários, Comércio Exterior, Gestão de Pessoas e Estética e Cosmética, direcionados a quem busca aprimorar seus conhecimentos ou mesmo iniciar numa nova carreira profissional”, anuncia a professora Priscilla Bonini.

Projeto Surf na Piscina aproxima crianças do esporte

Mantido pela Unaerp Guarujá desde 2006, o projeto Surf na Piscina beneficia crianças e adolescentes com aulas gratuitas às terça-feiras. A atividade integra o Núcleo de Projetos Sociais da Universidade, que em parceria com a Fundação Fernando Lee, promove várias iniciativas voltadas à comunidade.


O projeto surgiu com os alunos de Educação Física Eduardo da Silveira e Rogerio Santana. “Nossa intenção era trazer o esporte para as crianças dentro da Universidade. E a partir dessa oficina, consegui bolsa de estudos e pude terminar o curso”, afirma Eduardo, que mesmo depois de formado continua como voluntário no projeto, hoje estuda Fisioterapia na Unaerp Guarujá e também mantém uma escolinha de surfe na cidade.

Durante as aulas, o professor Edu, como é chamado pelas crianças, ensina os conhecimentos básicos do surf, sobre condições e características do mar, primeiros-socorros e consciência sobre o respeito ao meio ambiente. Além disso, o projeto ajuda ainda no equilíbrio, postura, disciplina e técnicas de respiração às crianças, e até mesmo fazer com que elas tenham mais segurança e cuidado ao entrarem no mar.

“O projeto visa formar cidadãos. O objetivo principal é promover a saúde, o bem-estar e a prática de atividade física, que é o mais importante, porque são alunos com idade média entre 10 anos, uma das fases mais importantes para o crescimento e desenvolvimento. E é super importante, pois esses conhecimentos são para a construção de valores para toda a vida”, completa.

O 22º A Tribuna de Surf Colegial será realizado num único dia e terá as categorias júnior e feminina, ambas com limite de 18 anos, mirim, para surfistas com até 16 anos, e iniciante, para atletas com no máximo 14 anos, além da disputa por escolas, outra grande atração. Mais informações pelo telefone (13) 2102.7164 ou pelo e-mail atendimento@triesportes.com.br.

Fonte: FMA Notícias