logo da tri esportes

O Idealizador

Waldemar Rodrigues de Souza (1920 – 2008), o Vadico, foi professor de tênis e um grande incentivador do esporte na Região. Em 1996, teve um busto inaugurado em sua homenagem no Tênis Clube de Santos.

Na agremiação, trabalhou em todos os cargos relacionados ao tênis desde jovem, onde chegava bem cedo e só ia embora à noite. Sagrou-se campeão sul-americano e dominava os Jogos Abertos.



Dentro da quadra, decidia com seus saques incríveis. E fora dela, com orientações e artimanhas igualmente poderosas à frente da seleção santista, foi apelidado de ‘Raposa do Interior’. Ele chegava no técnico adversário e pedia para maneirar, dizendo que o jogador dele era fraco e só estava lá porque o titular não podia. E assim ganhava vários jogos.

Leva seu nome o troféu do Torneio A Tribuna de Tênis, criado e organizado por ele em agosto de 1959 como Torneio Infanto Juvenil de Tênis. O objetivo era promover os jovens tenistas que despontavam dentro do Tênis Clube de Santos e ao mesmo tempo homenagear um dos maiores incentivadores do esporte na região.

Em 1960, contando com apoio oficial do jornal A Tribuna de Santos, o torneio tomou outro formato e incluiu um número maior de participantes. Com o passar dos anos, a competitividade entre os clubes locais estimulou o desenvolvimento do esporte na cidade.

O tradicional Torneio A Tribuna de Tênis, que neste ano chega à 57ª edição o homenageia constantemente. Não há como dissociar um do outro. Por muitos anos, Vadico virou noites confeccionando as chaves da competição usando sua velha máquina de escrever, dobrando e abrindo o papel quadriculado várias vezes. Ele costumava dizer que o computador errava e ele não.